O Treinamento da Cirurgia Robótica é um programa de multi-especialidade, com base em competências técnicas, que ensina os cirurgiões a realizar com segurança e eficiência uma cirurgia robótica assistida. O programa é dividido em quatro módulos, incluindo:
A revolução tecnológica ocorreu com a introdução da laparoscopia e de outras cirurgias minimamente invasivas. Este programa fornece uma cartilha para cirurgiões que optam pela cirurgia robótica.
Este módulo contém as habilidades cognitivas necessárias para realizar procedimentos robóticos seguros e bem-sucedidos nas fases pré-operatória, intra-operatória e pós-operatória.
O programa de habilidades psicomotoras foi desenvolvido por especialistas internacionais em cirurgia robótica por meio de várias conferências de consenso. Ele é projetado para treinar e avaliar a proficiência dos cirurgiões interessados em realizar cirurgias robóticas.
O uso de um sistema robótico cria demandas únicas, que estão além daquelas demandas da cirurgia aberta e laparoscópica. A principal diferença é a separação física do cirurgião principal do paciente, os membros da equipe cirúrgica e o local da cirurgia. O resultado é que o cirurgião deve confiar ainda mais na participação da equipe e na comunicação clara e inequívoca com os membros da equipe.
Após cada módulo, há uma avaliação sumativa e um relatório de seu desempenho. Exemplos dos módulos serão fornecidos nas subseções.
Nota: A intenção é criar um programa que seja independente de dispositivo e independente de especialidade. Isto é reconhecidamente difícil, dado o único sistema de robô cirúrgico aprovado neste momento. Portanto, atenção significativa está sendo dada aos princípios robóticos básicos que são agnósticos quanto ao dispositivo, a fim de serem aplicáveis ao desenvolvimento de futuros sistemas e simuladores de cirurgia robótica.